EU... ABELHINHA...

A abelhinha vai voando e dando as suas ferroadelas...

terça-feira, 1 de julho de 2008

O MEDRONHEIRO




O medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente (existem folhas na sua copa durante todo o ano). Esta árvore pode atingir os 8 a 10 m de altura, embora nos tenham informado que normalmente não passa dos 5 metros. O medronheiro possui ramos erectos e copa arredondada, dotada de um tronco coberto por uma casca castanha ou vermelha, fissurada que se desprende nas árvores já mais antigas. As suas folhas são muito parecidas com as do loureiro e medem entre 4 a 11 cm de comprimento. As folhas, elípticas, apresentam uma cor cinzento - esverdeadas, não dentadas, de margens serradas, são brilhantes e enceradas. A parte superior da folha é mais escura e a inferior mais pálida. As flores são brancas com toques cor de rosa, são flores pequenas que surgem no Outono em cachos pendentes de até 20 flores, entre os frutos do ano anterior.
Os frutos são uma baga redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de diâmetro. Os seus frutos surgem nos raminhos verdes dando cor à árvore, uma vez que nascem amarelos e progressivamente vão tornando-se vermelhos. O Medronheiro desenvolve - se nos bosques, no mato e nas regiões rochosas, principalmente em solos ácidos, da Península Ibérica à Turquia. Os frutos, bagas vermelhas comestíveis são utilizadas para fazer licores, aguardentes e conservas. Em Portugal cultiva - se como árvore de fruto e como árvore ornamental, já que quando está carregadinha de frutos e flores é uma árvore muito bonita.
Atenção: Os medronhos são também famosos pela capacidade de provocar embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, uma vez que quando maduros, possuem uma certa quantidade de álcool.




A aguardente de medronho (medronheira) é produzida a partir dos frutos com o mesmo nome (medronho) que se cultivam nas serranias do Algarve. Pode dizer-se que é uma bebida regional. No entanto também se produz noutras zonas do país, embora em menos quantidade.


A fruta é fermentada em tanques de madeira ou barro. Actualmente a fermentação também se faz em depósitos de cimento, mas só em destilarias de significativa dimensão. A fermentação é natural e dura entre trinta a sessenta dias. Os tanques devem ser cobertos com frutos esmagados para evitar o contacto com o ar. É necessário adicionar uma parte de água para cinco partes de fruta. Depois de fermentado o produto deve ser guardado durante sessenta dias e bem protegido do ar. Hoje em dia existem destilarias semi-industriais. No entanto, a melhor aguardente é aquela que é produzida por destilação descontínua (fogo directo).Uma boa aguardente de medronho é transparente, com o cheiro e o gosto da fruta.Nas montanhas, uma boa aguardente deve ter 50º.No entanto a sua comercialização faz-se entre os 40º e 50º.

A qualidade da aguardente aumenta quando esta é amadurecida/envelhecida em barris durante oito anos. Este período de envelhecimento não deverá ser prolongado por mais tempo pois não terá qualquer efeito na qualidade da aguardente.O medronho bebe-se, normalmente, com o café. Os puristas consideram que deve ser bebido à temperatura ambiente, embora algumas pessoas prefiram bebê-lo frio.

Uma lenda...



HISTÓRIA DO PEDIDO QUE O DIABO FEZ A DEUS

O Diabo julgava-se inteligente e andava sempre à espreita para ver se apanhava alguém distraído para pregar as suas partidas.Um dia ele, pensando que Deus estivesse distraído, fez o seguinte pedido:- Ó Senhor, vós que possuis tantas árvores oferecei-me duas, o medronheiro e a laranjeira.O Senhor disse-lhe:- Pede as árvores quando não tiver flor nem fruto.Mas a laranjeira e o medronheiro têm sempre flor ou fruto, se calhar até as duas coisas ao mesmo tempo. Por causa disso, o Diabo nunca mais pode voltar a falar nessas duas árvores.

3 Comentários:

  • Às 1 de julho de 2008 às 21:55 , Blogger Rafeiro Perfumado disse...

    A minha mãe uma vez fartou-se de comer medronhos maduros. Apanhou uma piela tal que adormeceu debaixo da árvore! Tinha 10 anos, atenção! ;)

     
  • Às 2 de julho de 2008 às 01:40 , Blogger Carlos Rebola disse...

    Tenho três medronheiros no meu jardim que colhi como pequeninos rebentos na "Mata do Alfeite", Base Naval de Lisboa, há cerca de dez anos estão lindos e realmente nas várias fases de maturação dos frutos (medronhos) são plantas muito ornamentais.
    Abraço
    Carlos Rebola

     
  • Às 11 de julho de 2008 às 22:08 , Blogger Zé do Cão disse...

    Abelhinha. Obrigado pela visita ao meu cantinho.
    Nas quintas do meu bom "velhote" havia medronheiros, agora existem prédios de 3,4 e 5 andares. Tal como a mãe do Rafeiro, também eu e meu irmão andamos enjoados e com a boca a sabor a medronho uma data de dias.Mas eram tempos de que tenho saudades.
    Dentro de dias tenho novo conto e dir-me-ás se não te apetecia sobrevoar as Margaridas, dando-lhe de quando em quando uma ferroadela
    e sugar o seu nectar?

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<$BlogBacklinkSnippet$>
@ <$BlogBacklinkDateTime$>

<< Página inicial